Terapias

14 de fevereiro de 2024

Achamos que a doença vem de fora, assim como a cura.

Toda doença tem um origem interna, embora causas externas iniciam o processo. Como isso acontece?

De onde vem nossas doenças?

 De um vírus que fica à espreita para entrar no corpo? Da comida que tem tóxicos e corantes? Do cigarro, da bebida alcoólica, da poluição? Do calor, do frio?

As causas são diversas, mas a origem é uma só. Nós mesmos. Nós abrimos as brechas para estas causas entrarem. Nós desequilibramos nossa imunidade e desequilibramos nosso metabolismo.

Desta forma um microrganismo entra e faz a festa ou um célula solitária cancerígena que seria removida pelo sistema imune, começa a se desenvolver.

Nos intoxicamos facilmente pela comida, resfriamos e nos gripamos com o frio.

Lógico, que devemos sempre evitar estas causas negativas, mas elas nos afetam quando abrimos a guarda de nós mesmos.

O enfraquecimento de nosso sistema ocorre quando desequilibramos nossos pensamentos e nossos sentimentos.

Na ciência, isso é explicado pelo circuito de Papez, envolvendo nosso hipotálamo, núcleos mamilares, amigdalas, córtex singulares, onde se expressa fisicamente as emoções. E inter-relaciona o sistema nervoso, endócrino e imunológico, e realiza uma reação adequada.

E esta reação aos estímulos emocionais e mentais depende das crenças, valores, normas culturais que a pessoa carrega.

Então, este circuito neurológico que já foi descrito a muito tempo atrás nos diz que o corpo todo e nossas ações dependem do que acreditamos.

Existe um mecanismo que ocorre automaticamente, sem que nos tenhamos que pensar, mas que acontece a todo momento no nosso corpo, como consequência de um mecanismo interno regido pelas crenças e valores sociais, religiosos, familiares e acadêmicos.

Olha a importância do que absorvemos na vida. Como é importante escolhermos no que acreditar.

Depois que acreditamos, a programação é feita e esta pronta para ser executada conforme o estímulo externo que recebemos.

Por exemplo, se acreditamos que precisamos de algo, que nunca nos fez falta, mas todos tem, acredito que preciso ter também, criei uma crença.

Depois vejo na TV que as pessoas que possuem aquilo estão felizes. Aí gravo que possuir é ser feliz. Mas, também nos dizem que aquelas pessoas que batalharam muito para ter aquilo, foram bem sucedidas e agora são felizes.

Nosso cérebro não sabe diferenciar o que é certo ou errado, bom ou mal, mas faz associações pelas experiências.

Nos tomamos decisões por três motivos: experiências vividas (lógica), emoções ou sentir da consciência interior.

Não é lógico você precisar daquilo, mas a emoção o convence pelo acúmulo de estímulos recebidos, pelo bombardeio do marketing.

Então, você define ter aquele algo. E trabalha, trabalha, trabalha e está difícil de alcançar aquele objetivo. Você entra em stress pelo excesso de trabalho e vem a decepção.

Os valores criados pela TV te cobram. Querer ser feliz também te cobra, mas seu corpo reclama que não está aguentando e aquele ciclo de Papez entra num ciclo negativo.

E começa a alterar o sistema imunológico e hormonal, acelerar o sistema nervoso e mandar o corpo trabalhar mais.

O stress aumenta, e cria um ciclo negativo, onde se abrem portas para as infecções e o mal funcionamento do corpo.

Este é um dos exemplos das inúmeras situações que vivemos todos os dias, acumulando ciclos negativos de desequilíbrio emocional neuro-endocrino-imunológico.

E há muitas outras formas de abrir brechas específicas na nossa saúde. Por exemplo, o medo de contrair uma doença que se fala o tempo todo nas mídias: TV, internet, jornais, rádios... Este medo se instala levando a um reestimulo a todo momento do dia.

Logo em seguida fica proibido as pessoas de se encontrarem, você fica isolado de todos. Você não pode trabalhar, e nem ir para escola. Você precisa usar uma máscara o tempo todo. E a TV continua noticiando o número de mortes.

Não te deixam tomar nada para se proteger, porque não é cientificamente comprovado, mesmo que esteja salvando vidas. E tem que ficar esperando por algo que está sendo desenvolvido e você terá que tomar obrigatoriamente mesmo que não seja cientificamente comprovado.

E toda esta história gera o que? Pânico, em toda humanidade, que começa a sofrer um grande ciclo negativo com um efeito muito mais catastrófico do que a própria doença.

E todas pessoas que entraram neste processo e se abalaram emocionalmente, que foram a maioria, tiveram sua imunidade rebaixada, aumentando o riso de contrair a mesma doença.

Foi um grande ciclo catastrófico para toda humanidade que propiciou o alastramento da doença não pela periculosidade, mas pela baixa da imunidade geral.

A causa vem de fora, mas quem permite somos nós. Somos nós não como luz, somos nós como ego cheio de crenças e valores falsos que nos leva a um ciclo negativo de sobrevivência, alterando nosso sistema nervoso, endócrino e imunológico.

Ok, a doença começa dentro, mas a cura vem de fora? Não, também não. A cura sempre começa dentro de nós. Fazendo o processo inverso deste ciclo.

Ao invés de fazermos um ciclo negativo, fazemos um ciclo positivo e desta forma equilibramos nosso sistema nervoso, sistema endocrino e imune.

Mas, fazemos isso pela troca de crenças e valores. Temos que desconstruir velhos dogmas e crenas e colocar verdades no lugar.

Devemos desconfiar então, que o que valorizamos na vida deve estar errado.

Como disse no começo, nossas ações são tomadas por 3 analises: emocional, lógica e consciencia interior.

A única que não nos engana e nos tira deste ciclo negativo é nossa consciência interior no comando. É ela que irá desconstruir os velhos padrões e substituir por novos e verdadeiros, que nos levaram a decisões mais sensatas.

O uso das terapias holísticas ajudará a abreviar este caminho de autoajuda a transformar este ciclo negativo em positivo, e limpar o terreno para nossa consciência interior se expressar melhor.

 

 

Achieve Your Business Goals
with Alexander Consulting!

Explore a dynamic user experience design project infused with financial management, investments, and profit-driven strategies. Dive into our elegantly crafted website, designed to empower users to invest intelligently with AI assistance.

87 %

reduction in hiring costs

Nolan Vaccaro

Director, Continental

91 %

Retention rate

Justin Rhiel Madsen

Design director, 3Lateral

Agende sua consulta

Escolher horário

Agende uma consulta com o Marcoh Elias.

MARCOH ELIAS © 2024. Designed by Teleskop Inovação e Design

Agende sua consulta

Agende uma consulta com o Marcoh Elias.

MARCOH ELIAS © 2024. Designed by Teleskop Inovação e Design

Agende sua consulta

Escolher horário

Agende uma consulta com o Marcoh Elias.

MARCOH ELIAS © 2024. Designed by Teleskop Inovação e Design