Espiritualidade
11 de fevereiro de 2025
Sincronicidade - Sinais do Universo
O que observamos como coincidência pode ser um aviso ou alerta sobre nosso caminho, que o Universo esta te mandando.
Sincronicidade – Os sinais do Universo.
Você já reparou quando olha no relógio, marcando 10:10, 11:11, 12:12, em dias seguidos;
fala junto com outra pessoa as mesmas palavras,
alguém liga enquanto pensava nela,
boceja junto ou faz os mesmos movimentos involuntários com quem esta por perto,
acontece algo que sonhou outro dia,
pensa em algo, depois aquilo acontece,
vê o mesmo símbolo em todos os lugares,
alguém te fala algo em que estava pensando.
lê uma frase de um livro que te chama a atenção e no mesmo dia escuta alguém falar a mesma frase, etc.
Podemos sempre pensar que são coincidências, tudo pode ocorrer ou que o improvável pode ocorrer. Nossa visão racional pode dar explicações, mas no fundo não nos convence.
Quando acontece temos um sentimento de espanto e mistério, que nos perguntamos “como assim?”
Parece uma falha do sistema, uma interrupção dos acontecimentos percebidos linearmente, e por um instante paramos para refletir.
Isso é a Sincronicidade.
Este termo foi trazido pela primeira vez por Carl Jung, que dizia que “a sincronicidade revela a conexão significativa entre o mundo subjetivo e o objetivo. É um princípio de conexão casual. É o estado mental interno que está ligado de maneira significativa com um evento no mundo externo”.
Carl Jung chamou de momento de Luminosidade, momentos com qualidade espiritual e reveladora, senso de destino pessoal e de que está no caminho certo.
A palavra Sincronicidade vem do grego: Syn significa simultâneo e cronos significa tempo.
Devemos observar a recorrência de um acontecimento ou símbolo, p.ex., as horas iguais, frases, músicas, etc. E o que significa? Há uma mensagem por trás, que percebemos por um sentimento de que estão nos tentando revelar algo.
Iremos entender no momento certo e no tempo certo.
Estamos falando de mensagens do atemporal para o temporal, do multidimensional para o tridimensional, e isto requer uma mudança da forma de pensar. De sair do pensamento racional e elevar nossa mente para um ponto acima e reconhecer. Depois elevamos mais um ponto acima e reconhecemos outras coisas. Desta forma a sincronicidade começa a ser desvelada.
Isso pode levar um tempo, para entendermos o significado, e está relacionado com a clareza com que percebemos e compreendemos.
Este esforço de compreensão nos incentiva a ouvir nossa intuição e nos guia na jornada de autodescoberta e crescimento espiritual.
Você já vivenciou momentos em que esteja passando por um problema que só você sabe, e alguém de forma inesperada te oferece uma solução? Isso é um sinal de sincronicidade.
As sincronicidades agem como espelhos, refletindo nas emoções, pensamentos e crenças. Trazem para nós nossos aspectos ocultos ou negligenciados, que guardamos nas gavetinhas da memória ou do subconsciente e deixamos lá sem resolver.
E quanto mais sincronicidades percebemos, sinal que estamos caminhando no caminho certo. Sinal de que estamos fazendo perguntas, pedindo ajuda ao superior, reconhecendo que a vida não é apenas a materialidade, mas vivemos também numa realidade imaterial.
E essa realidade imaterial, sendo reconhecida cada vez mais e com mais intensidade, começamos a mudar a percepção dos problemas e o foco das soluções.
Porque a base da realidade é imaterial.
Como diz Amit Goswani, a Sincronicidade é uma interface do externo e interno. Eventos externos que reverberam com significados interno. Assim, assumem importância e tornam-se sinais de para onde a vida deve nos levar.
Quanto mais damos atenção à sincronicidade em nossa vida, o desenrolar do significado se torna mais obvio e claro.
Observamos os movimentos da consciência não local se manifestando com uma aparência de um evento de pura sorte ou acaso.
Para que a sincronicidade nos mostre o caminho, devemos deixar a previsibilidade e o controle de lado, quando vermos algo que tenha significado em uma coincidência.
Devemos reconhecer mais cada acontecimento e refletir a real Razão de estar na minha frente, pensar, refletir e ser sempre imparcial para perceber as mensagens do mundo extra físico e espiritual. E de lá recebemos sempre mensagens que devem ser reconhecidas.
Porque conhecidas já são em outro plano, mas aqui na vida material, tridimensional, devem então, ser re-conhecidas.
Este reconhecer faz parte da razão de estarmos aqui vivendo este momento tridimensional. E a sincronicidade nos ajuda a trazer estas experiências à tona.
No budismo a sincronicidade é referida como a interdependência ou origem dependente. A interconectividade de todos os fenômenos, onde nenhum evento é aleatório, como resultado de muitas causas e condições.
No taoismo, o Wu Wei, a ação sem ação. A ideia de permitir que as coisas aconteçam naturalmente no seu próprio tempo e de acordo com o fluxo da vida.
Na física quântica, partículas podem permanecer entrelaçadas sem obedecer a distância ou tempo cronológico, em um fenômeno conhecido com não-localidade. São mensagens do Cosmos sussurrando em um universo interconectado, onde tudo está entrelaçado nesta grande dança cósmica.
Podemos pensar que o passado, o presente e o futuro existem simultaneamente em uma realidade atemporal, estão entrelaçados, como os fios de uma tapeçaria.
Poderia ser a sincronicidade o momento de conectarmos o tempo linear com uma realidade atemporal?
O espaço na física normal é tridimensional, mas pela teoria das cordas já chegaram a comprovação de até 11 dimensões.
Poderia ser a sincronicidade uma troca de informações entre estas 11 dimensões?
E para que serve observar a sincronicidade na vida?
1. Compreender que a vida tem mistérios e que vai muito além da racionalidade. Saindo da visão racional da vida.
2. Mostra que não há o acaso, revelando o que precisamos saber para confiar no fluxo da vida.
3. Orientação à uma vida mais autentica.
4. Mostra que o que está destinado a ser seu já está à caminho.
5. Abre a percepção além dos sentidos, extrassensorial, para percebermos as sutilezas da vida.
6. Quando reconhecemos os sinais mostrados, nos conectamos mais ao nosso interior, ao nosso Eu.
7. Observamos um sentimento de não separatividade com o todo.
E como aumentar a percepção das sincronicidades?
1. Atenção plena. Buscar uma sintonia com os momentos da vida. P.ex.: Limpe sua mente, e deixe-a perceber o invisível.
2. Registre em um diário, eventos que podem ter um significado, e periodicamente interligue-os.
3. Atenção ás pistas com sincronicidade, numa busca aos sinais.
4. Peça um sinal na sua vida, e aguarde. Esteja receptivo, será manifestado no tempo certo.
5. É importante achar o equilibrio entre intuição e racionalidade.
No começo observamos sincronicidade esporadicamente, mas começando a nos esforçar um pouco, elas começam a ser mais percebidas. Não que não existam, mas não são reconhecidas por não prestarmos atenção. Pois, as mensagens transcendem as palavras, vem como símbolos, arquétipos, camuflados em acontecimentos diversos, quando menos esperamos.
Reconhecer os sinais de sincronicidade no nosso dia-a-dia, é uma benção do todo nos mostrando o caminho, a direção e o contato com nosso interior, espiritualizando nossa vida e trazendo a tona a verdadeira realidade, que é imaterial.
A intensão deste texto é que possamos prestar mais atenção na vida com outros olhos e despertar a consciência para uma nova realidade, além da materialidade, e perceber que a vida é muito mais do que percebemos e imaginamos, e o caminho é interior, no mergulho de nossa essência, onde encontramos nosso verdadeiro eu, a nossa razão e finalidade no Universo.
Lastest blog posts
Achieve Your Business Goals
with Alexander Consulting!
Explore a dynamic user experience design project infused with financial management, investments, and profit-driven strategies. Dive into our elegantly crafted website, designed to empower users to invest intelligently with AI assistance.
87 %
reduction in hiring costs
Nolan Vaccaro
Director, Continental
91 %
Retention rate
Justin Rhiel Madsen
Design director, 3Lateral